0

Um corredor que mudou a cultura da cidade.

Posted by Anna Paula Brito on 15:54
Composto por nove obras, o Corredor Cultural, em Mossoró, enquanto estrutura física surgiu durante a administração de Rosalba Ciarline, ex-prefeita da cidade. As obras que fazem parte do corredor são a Praça de Skate, da Criança, de eventos, a Estação das Artes Eliseu Ventania, o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, o Memorial da Resistência, a Praça de Convivência, das Fontes e dos Esportes.

Já o Programa Corredor Cultural, é uma idealização da atual administração e foi criado para que a estrutura em equipamentos fosse utilizada da melhor maneira possível. Ele consiste em levar à população a cultura, através de diversos tipos de arte. Por estar focalizando no decorrer da estrutura da Avenida Rio Branco, ganhou o mesmo nome da estrutura.

O programa, juntamente com a estrutura da avenida, trouxe avanços culturais e econômicos para a cidade, gerando emprego e renda para os mossoroenses. Dá a oportunidade para que os artistas locais mostrem seu trabalho e ainda abre espaço para surgimento de novos nomes na música, com as apresentações de música ao vivo na praça de convivência, no teatro, dança e nos recitais que acontecem no memorial.

Segundo a Gerente de Cultura, Clésia Barreto, Mossoró encontra-se hoje, inclusa na rota cultural do Brasil, recebendo incentivos para investimento nessa área. “Mossoró é uma cidade que tem um turismo cultura muito forte.”, diz Clésia.

A Avenida Rio Branco, é hoje o ponto de encontro da cultura da cidade. O espaço mudou o modo de se ver a cultura, principalmente por parte dos jovens. Ao andar pela avenida, pode-se perceber uma concentração de jovens, principalmente, no Teatro, no Memorial e na Praça de Convivência. O Programa despertou na mentalidade desses jovens o gosto pela arte. A Estudante Aryanne Gabrielle, diz que, hoje, os jovens têm acesso fácil a cultura, “os preços dos espetáculos do teatro são baixos, a gente pode assistir recitais no Cafezzal e ainda encontra os amigos nas praças, pra mim é o melhor canto da cidade”, afirma.

O Programa Corredor Cultura está consolidado, mas a estrutura da Avenida Rio Branco ainda tem muito que crescer. Embora boa parte dela já esteja pronta, existem planos para um aumento no número de equipamentos. A praça das fontes, onde hoje funcionam as apresentações de quadrilhas no período junino, será reformada, porém sua estrutura não está definida. O espaço localizado após a praça de esportes será uma grande área verde e a Escola de Artes, futuramente, também ganhará seu espaço no Corredor Cultural.

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Achei Cultura All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates