0

Novo Departamento trás mudanças para a Entensão da UERN.

Posted by Anna Paula Brito on 15:59
A Pro - reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte está passando por um processo de reestruturação na área cultural, com a criação do Departamento de Cultura e Arte. Esse Departamento tem por objetivo o desenvolvimento de novas ações culturais dentro da universidade, que envolvam tanto a comunidade acadêmica, quanto para a comunidade externa a UERN.

Embora a universidade conte hoje com diversos projetos de extensão (muitos deles vindos de outros campos), ainda não foi possível agregá-los ao novo departamento. Do que foi trabalhado para 2010, por exemplo, apenas o Festival de Teatro da UERN - FESTUERN - se concretizou, juntamente com algumas aprovações de projetos que vão receber recursos federais para a realização no próximo ano.

Em 2011 entra em cena o EDUCARTE, que se trata do um programa que envolve três projetos, sendo estes nas áreas de Artes Cênicas (teatro e dança), Artes Visuais (documentários e filmagens) e Música. O EDUCARTE será realizado em três escolas da cidade, onde os envolvidos terão a oportunidade de aprender essas artes e no final do ano poderão mostrar o resultado desse trabalho em uma apresentação no ginásio da UERN.

Além desse projeto, o Departamento de Cultura e Artes também tem uma nova proposta para o FESTUERN. O Projeto, que durante 10 dias é palco de apresentações culturais feitas por alunos de escolas públicas de Mossoró e região, chega em 2011 a sua VIII edição. Segundo o Chefe do Departamento, Professor Adalberto Veronese, em reunião com o Secretário Estadual de Educação, buscou-se firmar o compromisso do estado para com o Festival não só em 2011, mas durante os próximos quatro anos da nova gestão. A proposta é a ampliação do FESTUERN e um maior envolvimento dentro das escolas. “Propomos um acompanhamento das atividades didático-pedagógicas dentro das escolas, onde elas vão receber temas de teatro e essas apresentações vão ser trabalhadas nas escolas de forma interdisciplinares.”, diz o Professor Adalberto Veronese.

A nova proposta busca ainda a criação do circuito FESTUERN, que acontecerá após o evento. A idéia é que as escolas que tiverem as melhores apresentações durante o festival possam refazê-las em outras escolas do estado com recursos do caixa escolar.

O Departamento de Cultura e Artes vem somar ao quadro de eventos culturais da UERN. Ele trás benefícios não só a comunidade acadêmica, mas a todos que direta ou indiretamente se envolvem nesses projetos. Abre oportunidade para que os alunos conheçam outro lado da Universidade que não seja só o de ensino em sala de aula e ainda proporciona a abertura de um número maior de opções culturais para a população em geral.

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Achei Cultura All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates